quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Evolução patrimonial - janeiro/22

Fala, confrades! Tudo em ordem? Por aqui tudo certo.

Embora eu tenha abandonado as postagens de atualização patrimonial, resolvi fazer um resumo de como anda minha jornada rumo à tranquilidade financeira, porém sem revelar valores. Isso vai me ajudar a manter um controle mais próximo dos meus investimentos. 

Eis a evolução do patrimônio desde fevereiro de 2018:

 


Entre junho de 2019 e dezembro de 2021 eu não anotei na planilha os valores consolidados do patrimônio. Só dava uma olhada na hora de aportar pra ter uma ideia. Posso dizer pra vocês que em janeiro de 2022 o patrimônio é praticamente o mesmo desde janeiro de 2020, em razão das seguidas quedas e de uma retirada que fiz para ajudar um amigo num empreendimento. Se der certo, talvez ele me pague, se der errado, provavelmente não.

Diversificação 


O patrimônio está relativamente bem diversificado. As ações já representaram uns 50%, mas após as sucessivas quedas está nesse patamar. Segue o baile! Minha diversificação pretendida é 55% renda fixa, 35% ações e 10% FII. Estive pensando em parar de aportar em FII e começar a diversificar no exterior, ainda preciso estudar melhor isso.

Estas são as 18 ações que fazem parte da minha carteira:



Estes são meus 15 Fundos Imobiliários:

Ainda pretendo diversificar mais um pouco nas ações, quero ter uns 25 ativos diferentes. Nos fiis acho que estou adequadamente diverficicado, não tem nenhum fundo muito bom fora desses e no final faz pouca diferença, sãos quase os mesmos gestores, imóveis nas mesmas cidades etc.. 

Bom é só isso mesmo, mantenho a mesma "estratégia" desde quando iniciei a jornada, mas acebei dando uma afrouxada nos aportes nos últimos dois anos, devo estar na faixa dos 25%, no início eu beirava os 50%!

Abraços e fiquem com Deus!

3 comentários:

  1. Investidor Concursado,

    Acho que se você vive um momento de vida com outras prioridades faz parte do jogo, entretanto acho que é importante ter um controle mais de perto da rentabilidade dos seus ativos para evitar o aporte só no olhometro.

    Não sei se você usa o StatusInvest ou o MeusDividendos, mas são boas ferramentas e gratuitas que você cadastra sua carteira e depois disso elas automatizam o controle de rentabilidade, dividendos e etc. Pode ser uma boa para você.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Poupador.

      "acho que é importante ter um controle mais de perto da rentabilidade dos seus ativos para evitar o aporte só no olhometro"

      Entendo seu ponto mas discordo. Eu não acompanho rentabilidade justamente pq não vou tomar nenhuma decisão baseado nela.

      Para fins de IR eu uso o bastter system para controlar os dividendos e também para fazer o planejamento dos aportes, coloco quais ativos quero ter, a % do patrimônio em cada um e o sistema calcula em qual ativo preciso aportar para atingir o objetivo que eu estipulei no planejamento. Acho bem prático.

      Abraço!

      Excluir
    2. O Bastter é bem famoso mas se não me engano é pago, eu uso o site meus dividendos de graça, mas teve uns dias que ficou fora do ar quase fiquei preocupado, principalmente agora na época da declaração do IR, o sistema deles me ajudou muito.

      Excluir

Seu comentário é bem-vindo e sua opinião será respeitada.

Para tanto, peço que respeite a mim e aos demais comentaristas, evite floodar e fazer qualquer tipo de comentário que possa prejudicar alguém.

Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros.