segunda-feira, 2 de julho de 2018

Você está preparado para suportar a próxima crise na Bolsa de Valores?

Observando os últimos 3 ou 4 fechamentos mensais da finansfera, percebe-se que está havendo uma "leve" retração (uns chamam de correção) na rentabilidade da Renda Variável, após alguns meses de euforia generalizada onde tudo praticamente só subia.

A maioria dos blogueiros está, aparentemente, bem tranquila com relação a isso, eu incluso. No meu caso, eu nem calculo rentabilidade (tenho preguiça, já acho um saco fazer o fechamento - olhar cotação, atualizar planilha etc.).

Eu sou um frequentador assíduo do fórum do bastter, e por lá sempre vejo os consultores e o próprio bastter repetidamente questionando os usuários se eles aguentariam a a bolsa em queda por 6 ou mais anos consecutivos.

Na maior parte das vezes, a resposta do simpático e amigável bastter é que o sardinha em questão vai vender tudo no fundo em pânico.

Então eu comecei a me indagar sobre isso. Será que eu realmente estou preparado para a próxima crise prolongada, ou venderei tudo no fundo em pânico, conforme profetizado pelo cachorrão? É uma questão muito mais complicada do que parece.

Eu invisto há pouco tempo, e em renda variável por um ano e alguns meses, ações e FII's representam aproximadamente 50% do meu patrimônio. Eu não me considero uma pessoa mentalmente fraca, desesperada. Pelo contrário, sou muito "de boas".


Mas será que eu teria estômago para aguentar o Lula eleito em outubro (queda generalizada) e, a partir de janeiro de 2019, dando início (ou seria continuidade?) ao processo de venezuelização do Bananil pelos próximos 8 anos seguintes?

#LulaLivre... em 2030!


Sendo bem sincero e humilde sobre minha capacidade, eu acho que não. Não estou preparado para apanhar desse jeito na Bolsa. Creio que poucos investidores realmente estão (apesar de a maioria crer que está, sim).

Então, o que fazer? Vender minhas ações e FIIs que ainda conservam um pouco de lucro em relação ao preço de compra? 100% Renda Fixa? Comprar kitnet na favela e colocar algum bixeiro de idoneidade suspeita para tomar conta?

JAMAIS!

Eu decidi que vou diminuir meu objetivo de alocação em RV dos atuais 50%  (40 em ações e 10 em FII) para 40%, AUMENTAR minha Reserva de Emergência e seguir o plano. Só isso creio ser mais que suficiente para não ficar desesperado com uma queda forte e prolongada.

Para tanto, não vou vender nada, o objetivo vai ser alcançado somente com dinheiro novo dos aportes.

E você, caro leitor, está preparado para suportar  a próxima crise na Bolsa de Valores, que fatalmente virá? Acho importante fazer essa reflexão neste momento de "calmaria" e estar preparado para uma possível tormenta.

Abraços!

P.s.: o post estava em rascunho há um tempo, não foi motivado exclusivamente pela queda mais acentuada das últimas semanas.

P.s. 2: a atualização patrimonial sai até sexta. A atualização das metas virá junto.

23 comentários:

  1. Juro q não tenho resposta para a situação q vc propôs, caso o Lula saia da cadeia e seja eleito a primeira providência que tomarei vai ser atrasar meus planos de largar o emprego em Maio.... aí verei oq fazer. Ele já foi eleito uma vez no meio de um pânico generalizado e injustificado, na época uma das maiores oportunidades de entrada na bolsa, talvez seja oq venha acontecer novamente. Mas acho q não vou dormir essa noite pensando no seu post...rs


    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SR acompanho seu blog e não entendo mesmo vc manter grana no Brasil se pretende ir morar em Bali. Pqp mantem tudo em dolar e investe fora. Traz dinheiro pra cá depois nem pra tirar vai poder por conta de tanta burocracia. Ja imaginou se o governo passa a controlar o cambio e fixar FX?

      Excluir
    2. Olá, SR IF. Acho que o momento é oportuno para a reflexão. O ponto citado pelo anon tbm é muito relevante.

      Abraço e bons investimentos!

      Excluir
  2. O soda é lidar com esse mar de incertezas, eu que não sei nada sobre RV já fico assustado, mas pelo menos é sempre bom ter um colchão de segurança. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lidar com as incertezas é a rotina dos investidores, afinal não existe garantia absoluta, tampouco é possível prever o futuro (ao ser humano não foi dado o dom de prever o futuro, como dizia O Predador).

      Excluir
  3. Eu não vejo a hora, pra mim isso não pode estar muito longe. A bolsa americana vem subindo a 10 anos. Começaram a reverter a tendência lá e subir os juros. Eu ainda acho que vem queda forte por aí.
    Eu tenho uma estratégia de all in na bolsa e dessa vez eu vou fazer. A ideia hoje é 60k=metade da liquidez diária. 55k=outra metade. Abaixo de 50k tudo que tiver liquidez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. All in na bolsa Brasil ou bolsa EUA?
      Se fizer all in aqui vc é maluco de carteirinha e faria jus ao apelido vira lata!

      Excluir
    2. All in em RV considero muito arriscado. Não pelo investimento em si, mas pela mentalidade do investidor. Acho importante ter uma boa reserva de emergência em RF e quem sabe até uns imóveis físicos.

      "A ideia hoje é 60k=metade da liquidez diária. 55k=outra metade. Abaixo de 50k tudo que tiver liquidez."

      Não entendi essa parte.

      Abraço!

      Excluir
  4. Só da pra saber se tem sangue frio passando pelo momento, particularmente eu acho que consigo manter, logo vou arriscar. A situação da Venezualização do país eu acho meio improvável, e caso isso venha a acontecer não adianta ter rf ou rv, vai perder tudo igual... ai o ideal é investir no exterior...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a prova de fogo só passando pela situação. Jogo é jogo, treino é treino.

      Concordo que a venezuelização do BR é improvável, porém não impossível. Concordo, ter RF ou RV vai fazer pouca diferença. Mas seria bom ter pelo menos um imóvel físico.

      A única saída seria ter diversificação no exterior, mas meu patrimônio ainda é muito pequeno para eu ter tais preocupações.

      Abraço!

      Excluir
  5. Olá Concursado!

    A gente fica preocupado de comprar caro quando sobe e angustiado com a redução do patrimônio quando desce...rsrs

    Acho que preparado só vamos descobrir na hora, mas ter um plano e seguí-lo aumenta bastante nossas chances!
    grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Janota!

      kkkk Foda mesmo, mas o sócio de verdade quer sempre comprar mais caro. Comprar nas quedas é mais difícil (comprovado cientificamente já - a sardinhada compra quando tá subindo e vende quando tá caindo).

      "Acho que preparado só vamos descobrir na hora, mas ter um plano e seguí-lo aumenta bastante nossas chances!" - Nada a acrescentar.

      Abraços!

      Excluir
  6. Sinceramente RV no Brasil não é o caminho. Deixa 100% em RF que vc estará superando a bolsa (CDI supera IBOV nos ultimos 15 anos) e vai dormir tranquilo. Compra IPCA+ pra ficar acima da água quando a venezuelizacao vier e pronto pra que se estressar com RV bixo? pra conseguir 1% a mais com risco de perder 50%? NO WAY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anon. A comparação IBOV x CDI só faz sentido se o investidor compra fundo de índice. Pra quem faz stock picking (seleciona empresas individualmente) não faz a menor diferença.

      No forum do bastter tem inúmeras comparações de investimentos em algumas boas empresas Vs Renda Fixa. Boas empresas dão de lavada, dá nem pra comparar.

      Como exemplo, veja: https://bastter.com/mercado/grupos/forum.aspx?g=226&t=837169

      Isso deveria ser óbvio para todo mundo. Se colocar dinheiro em renda fixa nos bancos rendesse mais que empreender, ninguém abriria empresas no brasil. Todo mundo virava rentista e deu.

      Abraço!

      Excluir
  7. eu tenho hoje 46% em RV. 30% FII e 16% em ações. Continuarei comprando FII até eu ter alugueis no valor de 2000. Venha o que vier, manterei as compras. Hoje recebo 450. Após atingir a meta (acredito que atingirei em 4 anos), passarei a investir mais em RF e ações (meio a meio).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Anon, blza? Você está concentrado em FII, eu ainda estou aprendendo sobre essa modalidade de investimentos. Talvez futuramente eu diminua o objetivo em RF pra 40 e aumente FII para 20%.

      Sinto mais segurança com ações que com FII, mas estes são atrativos pela questão dos aluguéis. O problema, a meu ver, é a obrigação de distribuir 95% do lucro, o que dificulta a valorização a longo prazo, pois fica difícil o fundo conseguir investir em crescimento, só restando a venda de novas cotas (diluindo o patrimônio do sócio) ou mediante subscrição ("obrigando" o investidor a aumentar sua posição no ativo).

      Abraço e bons investimentos!

      Excluir
  8. "Você está preparado para suportar a próxima crise na Bolsa de Valores?"

    sim, por falta de opção. afinal é investir nesses ativos ou empreender. como não sou o corey, o jeito é ir fazendo o pé de meia aos poucos.

    quem sabe um dia crio uma carteira de imóveis.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk

      Verdade, Scant. Ou confiamos na gestão das empresas ou empreendemos por conta própria. Pra ser sincero eu não descarto totalmente a segunda opção, quem sabe no futuro.

      Abraço!

      Excluir
  9. Eu acho que estou preparado. Hoje me sinto bem mais tranquilo que antes em relação às quedas. Mesmo se Lula fosse eleito, eu aproveitaria o momento de queda para comprar mais (se tivesse dinheiro, é claro rs). Mas você acha que seria possível a bolsa passar 6 anos seguidos ou mais na baixa? Eu acho que é muito tempo.

    Você poderia me adicionar ao seu blogroll? Já adicionei você lá.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Calvin. Que bom que se sente preparado.

      "você acha que seria possível a bolsa passar 6 anos seguidos ou mais na baixa"

      Sim, em RV tudo pode acontecer, inclusive nada. kkk Concordo que é muito tempo e acho difícil acontecer, mas controle de risco se faz pelo pior cenário, certo?

      Não conhecia seu blog, vou add tbm, amigo. Abraço!

      Excluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que estou preparado para suportar quedas constantes até o limite em que zerem minha rentabilidade desde o início da série histórica. Se em algum momento passasse a conviver com rentabilidade total negativa, não sei se aguentaria o tranco.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Mascada. Foda que a maioria dos investidores pensam que aguentam as quedas e vão aproveitar para aumentar posição e blá blá blá.

      Mas eu tenho minhas dúvidas se na hora que a porca torcer o rabo eles vão mesmo aguentar o tranco.

      Abraço!

      Excluir

Seu comentário é bem-vindo e sua opinião será respeitada.

Para tanto, peço que respeite a mim e aos demais comentaristas, evite floodar e fazer qualquer tipo de comentário que possa prejudicar alguém.

Não me responsabilizo pelos comentários de terceiros.